SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Relationships among subjective well-being, neuroticism, rumination, reflection and sexSocial issues and youth's political participation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

RASERA, Emerson Fernando  and  FREITAS, Emília Cristina A. A.. Sentidos sobre a ética para psicólogos que realizam práticas grupais. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 128-140. ISSN 1983-8220.

Este estudo descreve os sentidos de prática grupal e conduta ética profissional de psicólogos que atuam com grupos nas áreas clínica e organizacional. Os dados foram construídos junto a dez psicólogos por meio de entrevistas semiestruturadas sobre princípios éticos, cuidados e dilemas éticos, formação ética profissional, os sentidos de ética grupal. Os dados foram analisados qualitativamente, por meio de uma análise de conteúdo temática. Os principais entendimentos apontam para: uma formação ética marcada por influências pessoais e profissionais; formações profissionais que não são específicas para a coordenação de grupos; o sigilo como princípio fundamental para a prática grupal; uma separação entre a ética que se vive na prática e a ética do Código; e por uma exigência e compromisso ético maiores na condução de grupos. Estes entendimentos convidam a uma reflexão sobre a formação dos psicólogos que trabalham com práticas grupais e as implicações para o fazer ético.

Keywords : Psicologia; Ética Profissional; Trabalho em Grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License