2 2Relações entre bem-estar subjetivo, neuroticismo, ruminação, reflexão e sexoQuestões sociais e engajamento dos jovens na vida sociopolítica 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

RASERA, Emerson Fernando    FREITAS, Emília Cristina A. A.. Sentidos sobre a ética para psicólogos que realizam práticas grupais. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2009, 2, 2, pp. 128-140. ISSN 1983-8220.

Este estudo descreve os sentidos de prática grupal e conduta ética profissional de psicólogos que atuam com grupos nas áreas clínica e organizacional. Os dados foram construídos junto a dez psicólogos por meio de entrevistas semiestruturadas sobre princípios éticos, cuidados e dilemas éticos, formação ética profissional, os sentidos de ética grupal. Os dados foram analisados qualitativamente, por meio de uma análise de conteúdo temática. Os principais entendimentos apontam para: uma formação ética marcada por influências pessoais e profissionais; formações profissionais que não são específicas para a coordenação de grupos; o sigilo como princípio fundamental para a prática grupal; uma separação entre a ética que se vive na prática e a ética do Código; e por uma exigência e compromisso ético maiores na condução de grupos. Estes entendimentos convidam a uma reflexão sobre a formação dos psicólogos que trabalham com práticas grupais e as implicações para o fazer ético.

: Psicologia; Ética Profissional; Trabalho em Grupo.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License