SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Meanings of ethics for psychologists working with groupsWomen in domestic violence situation: vitimization and coping author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

RIQUE, Júlio et al. Questões sociais e engajamento dos jovens na vida sociopolítica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 141-150. ISSN 1983-8220.

Este trabalho foi um estudo de validação de duas escalas que visam verificar a relação entre a importância atribuída a questões sociais contemporâneas e o engajamento político dos jovens na sociedade. A cidadania foi definida como uma atitude heterogênea, motivada por diversos interesses que se adequam a um modelo tripartite: voto, ajudar na comunidade, e se fazer ouvir. Duzentos jovens de ambos os sexos, com idade média de 18 anos, estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas e de uma universidade pública responderam a três escalas objetivas: Informações Sócio-demográficas, Importância das Questões Sociais e Engajamento Social. Os resultados mostraram forte consistência interna para as escalas de importância das questões sociais (α = 0,94) e de engajamento político (α = 0,96) e uma boa adequação do modelo de três fatores da cidadania aos dados obtidos. Estudantes de escola pública mostraram um maior engajamento na sociedade do que estudantes de escolas privadas ou universitários. Em geral, os jovens mostraram maior interesse pela Ajuda na Comunidade do que por Se fazer Ouvir. O Voto recebeu a menor média de importância pelos jovens.

Keywords : Juventude; Cidadania; Socialização Política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License