SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Sentidos sobre a ética para psicólogos que realizam práticas grupaisMulheres em situação de violência doméstica: vitimização e coping índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

RIQUE, Júlio et al. Questões sociais e engajamento dos jovens na vida sociopolítica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 141-150. ISSN 1983-8220.

Este trabalho foi um estudo de validação de duas escalas que visam verificar a relação entre a importância atribuída a questões sociais contemporâneas e o engajamento político dos jovens na sociedade. A cidadania foi definida como uma atitude heterogênea, motivada por diversos interesses que se adequam a um modelo tripartite: voto, ajudar na comunidade, e se fazer ouvir. Duzentos jovens de ambos os sexos, com idade média de 18 anos, estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas e de uma universidade pública responderam a três escalas objetivas: Informações Sócio-demográficas, Importância das Questões Sociais e Engajamento Social. Os resultados mostraram forte consistência interna para as escalas de importância das questões sociais (α = 0,94) e de engajamento político (α = 0,96) e uma boa adequação do modelo de três fatores da cidadania aos dados obtidos. Estudantes de escola pública mostraram um maior engajamento na sociedade do que estudantes de escolas privadas ou universitários. Em geral, os jovens mostraram maior interesse pela Ajuda na Comunidade do que por Se fazer Ouvir. O Voto recebeu a menor média de importância pelos jovens.

Palavras-chave : Juventude; Cidadania; Socialização Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License