SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Questões sociais e engajamento dos jovens na vida sociopolíticaAvaliação do autogerenciamento e do direcionamento de carreira: estrutura fatorial da escala de atitudes de carreira proteana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

GADONI-COSTA, Lila Maria  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Mulheres em situação de violência doméstica: vitimização e coping. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 151-159. ISSN 1983-8220.

A violência doméstica, entendida como todo tipo de violência praticada no âmbito privado por pessoas que convivam ou se relacionem afetivamente com a vítima, é um tema atual, que vem sendo amplamente debatido e investigado nas mais diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um fenômeno de alta prevalência, considerado como um problema de saúde pública e de violação de direitos humanos. Este artigo apresenta uma revisão teórica sobre essa temática, enfocando mecanismos que visam minimizar a situação de vitimização, tais como políticas públicas e delegacias especializadas. Apresenta também uma breve revisão sobre estratégias de coping utilizadas pelas mulheres para lidar com a situação de violência. Discute-se a necessidade de pesquisas que possam contribuir na compreensão do conceito e ampliar o entendimento do processo desenvolvido pelas mulheres em situação de violência doméstica.

Palavras-chave : Violência doméstica; Violência Familiar; Políticas Públicas; Coping.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License