SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Women in domestic violence situation: vitimization and copingHuman incarceration: a historical review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

OLIVEIRA, Manoela Ziebell de et al. Avaliação do autogerenciamento e do direcionamento de carreira: estrutura fatorial da escala de atitudes de carreira proteana. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 160-169. ISSN 1983-8220.

O conceito Carreira Proteana descreve um estilo de carreira em que o sucesso, subjetivamente avaliado, é alcançado através do comportamento vocacional autogerenciado e dirigido para valores individuais. A Protean Career Attitudes Scale (PCAS) avalia estas dimensões. O estudo explorou a estrutura fatorial de uma versão brasileira da PCAS. Participaram 446 profissionais de 15 estados brasileiros. A estrutura fatorial da versão final da PCAS com 11 itens confirmou as dimensões originais. Os índices de confiabilidade da escala geral e das subescalas de autogerenciamento de carreira e direcionamento para valores foram bons ou aceitáveis, com alfas respectivamente de 0,83, 0,85 e 0,73. Comparações entre grupos indicaram que homens tiveram médias maiores do que mulheres em autogerenciamento de carreira. Profissionais de empresas privadas tiveram médias mais altas tanto para autogerenciamento de carreira quanto para direcionamento para valores, comparados a servidores públicos. Sugerese a realização de novos estudos correlacionais e comparativos com a PCAS.

Keywords : Carreira Proteana; Autogerenciamento; Valores Pessoais; Escala; Atitudes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License