SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Nise da Silveira, Antonin Artaud and Rubens Corrêa: borders of art and mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

PENIDO, Cláudia Maria Filgueiras. A habilitação de um sujeito para as construções do caso clínico e do projeto terapêutico. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 192-198. ISSN 1983-8220.

Este relato de experiência aborda os esforços preliminares para se construir o caso clínico e o projeto terapêutico de um sujeito - empreitada que disparou a articulação de uma ampla rede de dispositivos e profissionais de um município mineiro de médio porte. São analisadas as dificuldades encontradas para o exercício do cuidado integral em saúde prestado ao portador de sofrimento mental e os meandros da tarefa de habilitar um sujeito para as construções do caso clínico e do projeto terapêutico. Esta experiência se tornou paradigmática por ter inaugurado a utilização de leitos psiquiátricos no hospital geral municipal e possibilitado uma nova configuração da rede substitutiva ao hospital psiquiátrico.

Keywords : Saúde Pública; Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica; Reabilitação Psicossocial; Psicanálise Aplicada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License