SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Os fora-da-turma: um estudo de caso sobre os parceiros rejeitados em grupos de criançasMaus-tratos em adultos mais velhos e seus cuidadores familiares: um estudo de revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SCHNEIDER, Andréia Mello de Almeida  e  PACHECO, Janaína Thaís Barbosa. Eventos estressores e conduta social na adolescência. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 23-32. ISSN 1983-8220.

Este estudo tem como objetivo verificar a existência de relação entre a ocorrência de eventos estressores e a conduta social de adolescentes. Utilizando a Escala de Conduta Social e o Inventário de Eventos Estressores na Adolescência, buscou-se identificar, em uma amostra de 144 adolescentes, o comportamento predominante (antissocial, pró-social, desafio-oposição) e os tipos de eventos estressores mais frequentes e a intensidade percebida acerca dos eventos. A relação entre eventos estressores e conduta social foi verificada por meio do Teste-t e do Teste de Correlação de Pearson e as análises mostraram que determinadas vivências têm correlação significativa com a conduta social dos adolescentes. Os resultados indicaram média significativamente mais alta para o comportamento antissocial entre meninos. Dentre os eventos investigados, o "abuso psicológico" foi o mais frequente e o "abuso sexual" o de maior impacto. A ocorrência de "abuso psicológico" pode ser fator de risco para o desenvolvimento de "conduta antissocial".

Palavras-chave : Adolescentes; Eventos Estressores; Conduta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )