SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Stressful events and social conduct during adolescenceHybrid bodies and spaces in the women's Police Station in the city of Fortaleza author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

SANTANA, Maria Silva. Maus-tratos em adultos mais velhos e seus cuidadores familiares: um estudo de revisão. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 33-41. ISSN 1983-8220.

Objetivou-se identificar a produção científica sobre violência doméstica por meio dos descritores Elder Abuse e Family e caracterizar os artigos encontrados em periódicos nacionais e internacionais quanto ao enfoque temático, período e local de publicação, cenário da pesquisa e caracterização do primeiro autor. A abordagem metodológica foi uma revisão bibliográfica nas bases de dados LILACS e MEDLINE no período de 1997 a 2009. Em 2006, ocorreu o maior número de publicações, destacando-se o Brasil e os Estados Unidos. A prevalência de escolha dos pesquisadores foi o contexto de órgãos governamentais e assistenciais com predominância da abordagem qualitativa. O objeto de estudo seguiu as mais variadas temáticas: estado de maus tratos e fatores associados; entendimento sobre o abuso e perspectivas de ocorrência. Conclui-se que esse estado de vitimação é complexo e representa um desafio tanto para a investigação como para as políticas a respeito de como enfrentar o mau-trato familiar nesse grupo populacional.

Keywords : Maus-tratos; Idoso; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )