SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Eventos estressores e conduta social na adolescênciaCorpos e espaços híbridos na Delegacia da mulher em Fortaleza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SANTANA, Maria Silva. Maus-tratos em adultos mais velhos e seus cuidadores familiares: um estudo de revisão. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 33-41. ISSN 1983-8220.

Objetivou-se identificar a produção científica sobre violência doméstica por meio dos descritores Elder Abuse e Family e caracterizar os artigos encontrados em periódicos nacionais e internacionais quanto ao enfoque temático, período e local de publicação, cenário da pesquisa e caracterização do primeiro autor. A abordagem metodológica foi uma revisão bibliográfica nas bases de dados LILACS e MEDLINE no período de 1997 a 2009. Em 2006, ocorreu o maior número de publicações, destacando-se o Brasil e os Estados Unidos. A prevalência de escolha dos pesquisadores foi o contexto de órgãos governamentais e assistenciais com predominância da abordagem qualitativa. O objeto de estudo seguiu as mais variadas temáticas: estado de maus tratos e fatores associados; entendimento sobre o abuso e perspectivas de ocorrência. Conclui-se que esse estado de vitimação é complexo e representa um desafio tanto para a investigação como para as políticas a respeito de como enfrentar o mau-trato familiar nesse grupo populacional.

Palavras-chave : Maus-tratos; Idoso; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )