SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Maus-tratos em adultos mais velhos e seus cuidadores familiares: um estudo de revisão"Quem educa os educadores?": A autogestão e os processos de formação nas incubadoras tecnológicas de cooperativas populares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MELLO, Ricardo Pimentel  e  FURTADO, Luísa Escher. Corpos e espaços híbridos na Delegacia da mulher em Fortaleza. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 42-51. ISSN 1983-8220.

Este trabalho originou-se de uma pesquisa sobre violência conjugal e ingestão de bebida alcoólica. Em 2009, realizamos oito visitas à Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM). Pesquisamos como as pessoas (corpos) que se dirigem a essa Delegacia são posicionadas como se apresentassem "identidades" que delineiam maneiras de viver. Utilizamos observações, anotações, câmera fotográfica e conversas, cartografando a composição dos espaços: como se constituem, a quem são destinados, o porquê. Percebemos que a diversidade é na DDM ordenada na dualidade feminino/masculino. O modo como os corpos são posicionados delimitam fronteiras entre mulheres (quem a Delegacia deve defender) e homens (de quem as mulheres devem ser defendidas). Isso reflete no modo como adereços móveis são ordenados e nas autorizações ou proibições da circulação nos cômodos. Assim, há na DDM ordenação de humanos e não-humanos em posicionamentos heteronormativos. Também, há resistências a isso, mas com menor visibilidade.

Palavras-chave : Corpo; Gênero; Delegacia da Mulher; Heteronormatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )