SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Hybrid bodies and spaces in the women's Police Station in the city of FortalezaThe relationship between personal and organizational values compared to the principles of cooperativism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

CALBINO, Daniel  and  PAULA, Ana Paula Paes de. "Quem educa os educadores?": A autogestão e os processos de formação nas incubadoras tecnológicas de cooperativas populares. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 52-66. ISSN 1983-8220.

Nos últimos anos, vem se observando o surgimento de diversos órgãos de apoio às iniciativas solidárias. Entre esses órgãos, estão as incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs). Nesse contexto, o artigo tem como objetivo identificar se a ITCP/UNEB, a ITES/UFBA e a INCOOP/UFSCar se estruturam de modo autogestionário e se realizam atividades educativas formais. A pesquisa se caracterizou pela natureza qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e revisões documentais. Para o tratamento dos dados, adotou-se a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostraram que, não há uma proposta mais sólida de realização de debates sobre sua teoria e prática. A preocupação parece ser mais o aspecto técnico da incubação do que as reflexões que engendram a própria incubação e que remetem à economia solidária e autogestão. Nesse sentido, parece existir uma dificuldade prática para o exercício da autocrítica nas incubadoras.

Keywords : Economia Solidária; Autogestão; Educação; Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )