SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Corpos e espaços híbridos na Delegacia da mulher em FortalezaA relação entre valores pessoais e organizacionais comparados aos princípios do cooperativismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CALBINO, Daniel  e  PAULA, Ana Paula Paes de. "Quem educa os educadores?": A autogestão e os processos de formação nas incubadoras tecnológicas de cooperativas populares. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 52-66. ISSN 1983-8220.

Nos últimos anos, vem se observando o surgimento de diversos órgãos de apoio às iniciativas solidárias. Entre esses órgãos, estão as incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs). Nesse contexto, o artigo tem como objetivo identificar se a ITCP/UNEB, a ITES/UFBA e a INCOOP/UFSCar se estruturam de modo autogestionário e se realizam atividades educativas formais. A pesquisa se caracterizou pela natureza qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e revisões documentais. Para o tratamento dos dados, adotou-se a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostraram que, não há uma proposta mais sólida de realização de debates sobre sua teoria e prática. A preocupação parece ser mais o aspecto técnico da incubação do que as reflexões que engendram a própria incubação e que remetem à economia solidária e autogestão. Nesse sentido, parece existir uma dificuldade prática para o exercício da autocrítica nas incubadoras.

Palavras-chave : Economia Solidária; Autogestão; Educação; Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )