SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1"Who educates the educators?": Self-management and training procedures in technological incubators of popular cooperativesGender and management practices at the best companies to work for in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

DELFINO, Islania Andrade de Lira; LAND, Aline Grams  and  SILVA, Walmir Rufino da. The relationship between personal and organizational values compared to the principles of cooperativism. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 67-80. ISSN 1983-8220.

O estudo da estrutura de valores define a natureza das crenças e dos princípios dominantes e o modelo motivacional característico de uma organização. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre valores pessoais e organizacionais percebidos pelos empregados de uma cooperativa em comparação com os princípios do cooperativismo. Nesse sentido, como fundamento teórico, os temas valores individuais, valores organizacionais, a integração entre eles e valores em cooperativas foram abordados, visando a nortear uma pesquisa quantitativa por meio de um estudo de caso descritivo. A coleta dos dados foi realizada junto aos empregados de uma organização cooperativa, utilizando-se como instrumentos de coleta o Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) e o Questionário de Perfis de Valores (QPV). Os resultados apontaram que os valores dos empregados estão mais alinhados aos princípios internacionais do cooperativismo do que os valores organizacionais.

Keywords : Valores Pessoais; Valores Organizacionais; Valores em Cooperativas; Personal Values; Organizational Values; Values in Cooperatives.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )