SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1The relationship between personal and organizational values compared to the principles of cooperativismIsomorphism among executives in the largest brazilian companies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

PIRES, Fernanda Mendes et al. Gênero e as práticas de gestão nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 81-94. ISSN 1983-8220.

O objetivo deste artigo é investigar práticas adotadas pelas empresas para o atendimento, atração e retenção das mulheres em seu quadro funcional. As organizações pesquisadas foram as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. No aspecto metodológico, realizaram-se análises descritivas dos empregados e empresas, além de uma análise de conteúdo e descrição de frequências das práticas organizacionais. Enquanto algumas empresas negam as diferenças existentes entre homens e mulheres, outras adotam a perspectiva da valorização das diferenças, desenvolvendo ações, como: metas para contratação e promoção de mulheres, apoio ao equilíbrio entre vida familiar e carreira, e incentivo aos cuidados com a saúde. Constata-se que, ainda que o tema seja pauta de discussão e evolução na sociedade, as organizações têm desenvolvido de maneira lenta suas ações voltadas para esse público, mesmo aquelas que se destacam como as melhores para se trabalhar no Brasil.

Keywords : Mercado de Trabalho para Mulheres; Administração de Recursos Humanos; Gestão da Diversidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )