SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Ritos de passagem da adolescência à vida adulta: diferenças etárias e de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ARAUJO, Lívia Ferreira de; RONZANI, Telmo Mota  e  LOURENCO, Lélio Moura. Análise da literatura sobre a comorbidade entre fobia social e depressão. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 109-123. ISSN 1983-8220.

A fobia social ou transtorno de ansiedade social é um transtorno psiquiátrico caracterizado pela cronicidade e associação a outras morbidades. As síndromes depressivas, em muitos estudos, são citadas como as comorbidades mais frequentes na fobia social. O presente trabalho teve como objetivo analisar os artigos indexados nas bases de dados Pubmed, Psycinfo e LILACS no período entre 2005 e 2009, que continham descritores relacionados à fobia social, à depressão e à comorbidade entre esses dois transtornos, bem como avaliar os indicadores bibliométricos da literatura científica em relação à referida comorbidade e discutir os aspectos qualitativos em relação à comorbidade entre essas duas patologias por meio de revisão bibliográfica. A amostra final foi constituída por 31 artigos, provenientes de diferentes países. Por intermédio dos resultados deste trabalho, foi possível constatar uma significativa associação entre a fobia social e a depressão, contribuindo para o estudo e prevenção dessas duas psicopatologias.

Palavras-chave : Fobia Social; Depressão; Comorbidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )