3 2Ritos de passagem da adolescência à vida adulta: diferenças etárias e de gêneroAs infâncias e suas crianças: jogando conversa (séria) fora 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

CASTRO, Elisa Kern de    JOB, Clarisse. Câncer na mãe e o impacto psicológico no comportamento de seus filhos pequenos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2010, 3, 2, pp. 136-148. ISSN 1983-8220.

O câncer é uma doença que, além de debilitar a pessoa fisicamente, provoca alterações psicológicas muito importantes. O objetivo do trabalho é examinar as percepções de mães com câncer sobre o comportamento de seus filhos em relação a elas e à sua doença, bem como conhecer a sua visão sobre o quanto a doença materna pode afetá-los emocionalmente em seu dia-a-dia. Participaram do estudo três mulheres jovens adultas com câncer. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados mostraram que as mães relataram mudanças no comportamento dos filhos, que se tornaram mais ansiosos, confusos e estressados após o diagnóstico das mães. Além disso, observou-se que as mães apresentaram problemas ao tentar lidar com as exigências de serem mães ao mesmo tempo em que precisavam lidar com o câncer. Conclui-se que o câncer das mães provocou mudanças psicológicas significativas na vida de seus filhos, que merecem ser foco do trabalho da Psicologia.

: Câncer; Maternidade; Crianças.

        · | |     ·     · ( pdf )