SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Ritos de passagem da adolescência à vida adulta: diferenças etárias e de gêneroAs infâncias e suas crianças: jogando conversa (séria) fora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CASTRO, Elisa Kern de  e  JOB, Clarisse. Câncer na mãe e o impacto psicológico no comportamento de seus filhos pequenos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 136-148. ISSN 1983-8220.

O câncer é uma doença que, além de debilitar a pessoa fisicamente, provoca alterações psicológicas muito importantes. O objetivo do trabalho é examinar as percepções de mães com câncer sobre o comportamento de seus filhos em relação a elas e à sua doença, bem como conhecer a sua visão sobre o quanto a doença materna pode afetá-los emocionalmente em seu dia-a-dia. Participaram do estudo três mulheres jovens adultas com câncer. O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados mostraram que as mães relataram mudanças no comportamento dos filhos, que se tornaram mais ansiosos, confusos e estressados após o diagnóstico das mães. Além disso, observou-se que as mães apresentaram problemas ao tentar lidar com as exigências de serem mães ao mesmo tempo em que precisavam lidar com o câncer. Conclui-se que o câncer das mães provocou mudanças psicológicas significativas na vida de seus filhos, que merecem ser foco do trabalho da Psicologia.

Palavras-chave : Câncer; Maternidade; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )