SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Childhoods and their children: shooting the (serious) breezeADHD: level of knowledge and intervention in the schools of thecity of Floresta Azul, Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

MIRANDA, Rodrigo Lopes; BEGNIS, Juliana Giosa  and  CARVALHO, Alysson Massote. Brincar e humanização: avaliando um programa de suporte na internação pediátrica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 160-174. ISSN 1983-8220.

Pesquisas em contextos nos quais podem ocorrer impactos no ciclo vital infantil são necessárias, uma vez que o desenvolvimento humano é ininterrupto. Um desses contextos é o de internação pediátrica. Este trabalho apresenta resultados de um programa de suporte teórico-prático em contexto de internação pediátrica, cujo foco foi o brincar como instrumento de intervenção terapêutica. Participaram do programa 16 profissionais de saúde de um hospital geral de uma capital brasileira. São apresentados os resultados de duas avaliações de aprendizagem e de uma avaliação de reação realizadas com os participantes. Os resultados sugerem que os participantes apresentam pouco conhecimento sobre as potencialidades do brincar em contexto de internação pediátrica; ademais, que eles o consideram somente como um recurso paliativo no atendimento às crianças internadas. Esses resultados apontam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para a efetiva implementação e valorização do brincar como instrumento de intervenção terapêutica em instituições hospitalares.

Keywords : Brincar; Desenvolvimento Humano; Humanização; Atendimento Pediátrico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )