SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2TDAH: nível de conhecimento e intervenção em escolas do município de Floresta Azul, BahiaO lugar do trabalho na vida do egresso do sistema prisional: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVEIRA, Ricardo Wagner Machado; REZENDE, Diogo  e  MOURA, Willian Araújo. Pesquisa-intervenção em um CAPSad - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 184-197. ISSN 1983-8220.

O presente artigo irá traçar um processo de pesquisa-intervenção realizado ao longo de um ano em um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPSad). Esta pesquisa se deu a partir de práticas baseadas nos conceitos que envolvem a Análise Institucional, preconizando, assim, um trabalho de análise da complexa rede de relações de saber e poder presentes em tal serviço, bem como da dinâmica institucional que faz circular ali forças produtivas, ou instituintes, além de forças que tendem a perpetuarem-se ao que está instituído. Utilizamos o método de pesquisaintervenção por ser um método de pesquisa que indissocia o pesquisar do intervir, fazendo com que o percurso desta pesquisa se trace na processualidade e complexidade dos acontecimentos investigados. Nesse processo investigativo-interventivo, problematizou-se a clínica da Redução de Danos por se constituir como uma diretriz das políticas públicas nessa área.

Palavras-chave : Análise Institucional; Pesquisa-intervenção; Redução de Danos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )