SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Pesquisa-intervenção em um CAPSad - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e DrogasA identidade gerencial de chefes de departamento de universidades federais em Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BARBALHO, Lidiane de Almeida  e  BARROS, Vanessa Andrade de. O lugar do trabalho na vida do egresso do sistema prisional: um estudo de caso. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 198-212. ISSN 1983-8220.

Por meio de um estudo de caso teve-se como objetivo conhecer o lugar que o trabalho ocupa na vida de um ex-detento, de que forma esse sujeito se depara com o mundo após sua saída da prisão e como o trabalho perpassa suas relações sociais pós-presídio. Procurou-se, especificamente, verificar se o trabalho contribui para que um expresidiário não reincida no crime. Para tal, foi adotado como metodologia de pesquisa o método de recolhimento da história de vida, que analisará as condições subjetivas e objetivas do sujeito pesquisado na perspectiva da Psicologia do Trabalho e da Psicossociologia.

Palavras-chave : Trabalho; Egresso do Sistema Prisional; Psicologia do Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )