SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2The role of work in the life of the prison system's former inmate: a case studyInsertion of the psychologist in a Social Assistance Reference Center - CRAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ESTHER, Angelo Brigato; SILVA, Faviane Teixeira da  and  MELO, Beatriz Assis. A identidade gerencial de chefes de departamento de universidades federais em Minas Gerais. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 213-222. ISSN 1983-8220.

Atualmente, a questão da identidade emerge como conceito central nos estudos acerca da singularidade dos indivíduos no trabalho. Embora as concepções conceituais sejam diversas, elas se referem às representações que os indivíduos elaboram sobre si mesmos e os outros, sendo construídas na relação com o outro, como resultado dos diversos processos de socialização. Assim, as organizações podem ser consideradas um espaço privilegiado de construção de identidades. A pesquisa teve como objetivo compreender como os chefes de departamento constroem suas identidades no trabalho. Foram entrevistados chefes de departamentos acadêmicos de duas universidades federais em Minas Gerais, cujos depoimentos foram analisados por meio da análise temática. Os depoimentos apontam para a configuração de uma identidade multifacetada, posto que o ambiente em que atuam lhes confere e lhes exige uma atuação particular, que possui tempo de validade, metas variáveis e um processo decisório permeado por interesses e relações de poder nem sempre claros.

Keywords : Identidade Gerencial; Trabalho Gerencial; Gestores Universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )