SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1The meaning of allowance for parents of children and adolescentsThe experience of living in shelters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

FELDMAN, Iara  and  SOUZA, Mariane Lima De. A percepção da brincadeira de faz-de-conta por crianças de uma Instituição da Educação Infantil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.1, pp. 26-35. ISSN 1983-8220.

Este artigo investigou a percepção de crianças sobre a brincadeira de faz-de-conta no ambiente escolar. Participaram do estudo quatro crianças entre cinco e seis anos do último período de educação infantil. As crianças participaram de duas vivências na "Oficina de Jogo Simbólico" e responderam a uma entrevista semiestruturada, conforme o método clínico piagetiano. Os resultados sugerem que a percepção das crianças do jogo simbólico tem um foco problemático que abrange cinco pontos: 1) a consciência de que a brincadeira de faz-de-conta não é real, 2) o exercício do jogo simbólico e a circularidade de papéis, 3) o ponto de vista do outro, 4) a resolução de conflitos e 5)o prazer funcional e a vivência da brincadeira simbólica coletiva. Conclui-se que o espaço lúdico pode ser uma importante forma de estimulação da criança no ambiente escolar.

Keywords : Jogo Simbólico; Método Clínico; Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )