SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Qualidade conjugal: estudo de caso de ribeirinhos na AmazôniaTeste de cancelamento dos sinos: comparação entre duas versões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BORGES, Lenise Santana. Mídia e lesbianidade: uma análise sobre posicionamentos na telenovela Senhora do Destino. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.1, pp. 60-72. ISSN 1983-8220.

Este artigo explora as formas de se posicionar sobre o tema da lesbianidade a partir de uma análise discursiva da telenovela Senhora do Destino (Rede Globo, 2004-2005). Tomam-se como ilustração dois casos: as personagens Sebastião (Nelson Xavier) e Giovani (José Wilker). Tendo o enquadre teórico-epistemológico do construcionismo social aliado a uma leitura feminista, questiona-se a inevitabilidade e fixidez da categoria identidade, abrindo caminhos para buscar sua desnaturalização. Percebe-se um duplo efeito na introdução da temática lesbianidade na novela: se, de um lado, o processo de assimilação da categoria lésbica provoca maior "familiarização" do assunto na sociedade, bem como a circulação de códigos/modelos propicia a legitimação de relações afetivo-sexuais entre pessoas do mesmo sexo, de outro, o modo como ocorrem os processos de legitimação/aceitação não propicia uma desestabilização de normas sociais e de modelos hegemônicos.

Palavras-chave : Psicologia Social; Lesbianidade; Construcionismo Social; Telenovela.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )