SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Media and lesbianity: an analysis about positioning in the telenovela Senhora do DestinoTourism and people with disabilities: attitudes of managers in the hotel sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

CARDOSO, Caroline de Oliveira; SILVA, Rochele Ferronato Correa da  and  FONSECA, Rochel Paz. Teste de cancelamento dos sinos: comparação entre duas versões. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.1, pp. 73-80. ISSN 1983-8220.

Os testes de cancelamento são classicamente utilizados em avaliações neuropsicológicas de atenção e velocidade psicomotora, com a tarefa tradicional de riscar alvos entre distratores. O Teste de Cancelamento dos Sinos, reconhecido internacionalmente por sua contribuição diagnóstica de heminegligência visual, foi desenvolvido com a tarefa de circular todos os sinos o mais rápido possível. Buscou-se verificar se há diferenças de desempenho entre duas versões de aplicação - sinos círculo e traço - em uma mesma amostra de 88 adultos neurologicamente saudáveis, de 19 a 75 anos, com no mínimo cinco anos de escolaridade. Eles foram avaliados na mesma sessão com as duas versões alternadamente. Os escores de acurácia e tempo foram comparados pelo teste Wilcoxon. O tempo da tarefa de riscar foi menor que o tempo da tarefa de circular. Assim, as duas versões não parecem ser totalmente equivalentes. Sugerem-se estudos para padronizar a versão sinos traço, assim como para caracterizar amostras clínicas, principalmente aquelas com ocorrência de heminegligência como sequela.

Keywords : Testes de Cancelamento; Teste dos Sinos; Testes Neuropsicológicos; Atenção; Heminegligência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )