SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Bells test: comparison between two versionsManagers in pubic organizations: work characteristics and professional context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

SUZANO, Janayna de Cássia Coelho  and  CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda. Turismo e pessoas com deficiência: atitudes dos gestores do setor hoteleiro. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.1, pp. 81-92. ISSN 1983-8220.

A pesquisa analisa a atitude de gestores de empreendimentos hoteleiros mediante uma nova realidade: a ampliação do turismo às pessoas com deficiência. Para a avaliação das atitudes, foram considerados: o componente cognitivo (crenças), o componente afetivo, a intenção comportamental e o comportamento. A amostra foi composta por 81 estabelecimentos (hotéis e pousadas) de duas cidades turísticas mineiras. O método de pesquisa adotado foi o survey de desenho transversal. Verificou-se que os gestores possuem dúvidas em relação à deficiência e tendem a concordar com a concepção de deficiência pautada nos pressupostos da inclusão. As ações realizadas nos estabelecimentos são as que exigem menor investimento financeiro. Os conhecimentos sobre a legislação sobre a inserção de PcDs no turismo favorecerem as ações de adaptação das condições e procedimentos de atendimento. Observou-se que quanto maior a percepção dos benefícios da inserção de PcDs, maiores as ações de adaptação dos procedimentos de atendimento.

Keywords : Pessoas com Deficiência; Inclusão; Turismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )