SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Tourism and people with disabilities: attitudes of managers in the hotel sectorThe impact of children witnessing interparental violence: a brief bibliometric and bibliographic research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

MARQUES, Antônio Luiz. Gerentes em organizações públicas: características do trabalho e contexto profissional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.1, pp. 93-103. ISSN 1983-8220.

Este trabalho discute os aspectos organizacionais que afetam o desempenho das funções e dos papéis dos gestores de uma instituição pública do judiciário federal. O referencial teórico aborda a função gerencial, a função gerencial no serviço público e as experiências de reforma gerencial no Brasil. Os dados foram obtidos utilizando-se a técnica de grupo de foco e envolveu uma amostra representativa, que totalizou 66 gerentes. Concluiu-se que esses gestores consomem grande parte de seu tempo em gestão de pessoas, em garantir um bom ambiente de trabalho e em solucionar os problemas associados à burocracia, centralização, falha na comunicação, distanciamento entre superiores e subordinados, e interferência da política na gestão pública. As maiores fontes de satisfação no trabalho são: possibilidade de planejar, ter controle do próprio trabalho, estabilidade no emprego e remuneração adequada. As fontes de insatisfação são: burocracia, alta rotatividade dos presidentes e influência política.

Keywords : Função Gerencial; Setor Público; Reforma Gerencial; Reforma do Estado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )