SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Gerentes em organizações públicas: características do trabalho e contexto profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LOURENCO, Lélio Moura et al. O impacto do testemunho da violência interparental em crianças: uma breve pesquisa bibliométrica e bibliográfica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.1, pp. 104-111. ISSN 1983-8220.

O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliométrica e bibliográfica, que investigou os resultados do impacto da exposição à violência interparental em crianças. Realizou-se uma busca eletrônica em duas diferentes bases de dados, BVS e Psyc Info, com associação dos descritores "conflito familiar" e "criança" e "domestic violence" com "child", respectivamente. Foram selecionados apenas artigos entre 2005 e 2010, observando-se autor, periódico, metodologia e resultados principais. Dos 211 artigos coletados, foram selecionados 15, destacando país e periódico com mais números de publicações (EUA, 12; Canadian Psychology, Journal of Youth Adolescence e Journal of Family Psychology, dois, respectivamente). Os resultados apontaram que o impacto desse tipo de violência assistida por crianças é evidente no curso de seu desenvolvimento, ocasionando sintomas depressivos e queda no desempenho escolar. Destaca-se a necessidade de novas pesquisas relativas ao tema, cuja produção é ainda incipiente.

Palavras-chave : Violência Doméstica; Crianças Testemunhas de Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )