SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Social inclusion through work: the professional qualification for people with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque; D'AFFONSECA, Sabrina Mazo; CORREIA, Tatiane Alves  and  ALBUQUERQUE, Paloma Pegolo de. Efeitos a longo prazo de vitimização na escola. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 187-199. ISSN 1983-8220.

O presente estudo objetivou ampliar o conhecimento sobre as consequências a longo prazo da vitimização escolar por meio de um estudo piloto que investigasse as experiências mais negativas vivenciadas por estudantes universitários durante a época escolar anterior à Universidade. Uma amostra de 81 estudantes (M=21 anos, 76% mulheres) respondeu ao Questionário sobre Alienação e Trauma em Estudantes - Revisado. A análise dos dados demonstrou que, na maioria dos casos, a pessoa envolvida na pior experiência escolar era outro estudante (52%), as experiências ocorreram entre 11 e 14 anos (45%) e envolviam uma situação de violência verbal (45,3%). Após a experiência, 89% dos participantes sentiram nervosismo, raiva, tristeza, solidão e rememoração do fato ocorrido e 38% da amostra apresentaram quadro sugestivo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Os resultados devem ser interpretados com cautela, pois se trata de um estudo inicial. Alterações no instrumento e novas estratégias de aplicação são sugeridas.

Keywords : Violência na Escola; Trauma; Bullying.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )