SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Inclusão social pelo trabalho: a qualificação profissional para pessoas com deficiência intelectualConsiderações sobre a clínica psicológica com bebês que experimentaram internação neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MARRAMON, Raquel; LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro  e  WENDLAND, Jaqueline. Experiências e percepções de mães adolescentes sobre o atendimento de saúde para o bebê. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 215-227. ISSN 1983-8220.

Este estudo objetivou descrever experiências de mães adolescentes com o atendimento de saúde do bebê, no segundo mês de vida, e conhecer a sua percepção em relação a esse atendimento. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, realizado com dez mães adolescentes primíparas residentes no Vale dos Sinos/RS. Elas foram contatadas em unidades básicas de saúde e responderam a uma entrevista semiestruturada. Evidenciou-se a presença assídua às consultas previstas para o bebê, a proximidade das instituições de saúde como facilitador da acessibilidade, a necessidade de atendimento para além da atenção primária e a pequena participação dos pais nas consultas. Ainda, destacou-se a valorização da atenção e da confiança transmitidas pelos profissionais de saúde e a necessidade de maior oferta de horários para o agendamento das consultas e de redução do tempo de espera para atendimento. Constatou-se a importância de busca contínua de excelência no atendimento materno-infantil pelas instituições de saúde.

Palavras-chave : Serviços de Saúde da Criança; Saúde da Criança; Avaliação do Acesso e da Qualidade da Assistência à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )