SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Experiences and perceptions of adolescent mothers regarding the baby's health careEmotional prosody assessment in adults with right brain damage author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

DONELLI, Tagma Marina Schneider. Considerações sobre a clínica psicológica com bebês que experimentaram internação neonatal. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 228-241. ISSN 1983-8220.

No estudo da psicopatologia do bebê e da criança pequena, os sintomas psicofuncionais são entendidos como indicadores de problemas, passageiros ou persistentes, no nível das trocas interacionais entre pais e bebê. Nesse sentido, qualquer evento que represente uma ameaça a essas trocas entre o bebê e seus pais, como a hospitalização do bebê no período neonatal, merece atenção e investigação. Assim, partindo do pressuposto de que as relações iniciais entre o bebê e seus cuidadores são estruturantes, constituintes do psiquismo humano e potencialmente responsáveis pela saúde mental atual e futura do bebê, este artigo pretende, a partir de uma breve revisão da literatura, abordar as especificidades da clínica psicológica com o bebê, o sintoma do bebê e os problemas do diagnóstico na primeira infância, refletindo sobre as possíveis implicações psicológicas e manifestações sintomáticas no bebê que experimentou uma internação neonatal.

Keywords : Bebês; Sintoma Psicofuncional; Neonatologia; Psicologia Clínica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )