SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Experiências e percepções de mães adolescentes sobre o atendimento de saúde para o bebêAvaliação da prosódia emocional em adultos com lesão de hemisfério direito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

DONELLI, Tagma Marina Schneider. Considerações sobre a clínica psicológica com bebês que experimentaram internação neonatal. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 228-241. ISSN 1983-8220.

No estudo da psicopatologia do bebê e da criança pequena, os sintomas psicofuncionais são entendidos como indicadores de problemas, passageiros ou persistentes, no nível das trocas interacionais entre pais e bebê. Nesse sentido, qualquer evento que represente uma ameaça a essas trocas entre o bebê e seus pais, como a hospitalização do bebê no período neonatal, merece atenção e investigação. Assim, partindo do pressuposto de que as relações iniciais entre o bebê e seus cuidadores são estruturantes, constituintes do psiquismo humano e potencialmente responsáveis pela saúde mental atual e futura do bebê, este artigo pretende, a partir de uma breve revisão da literatura, abordar as especificidades da clínica psicológica com o bebê, o sintoma do bebê e os problemas do diagnóstico na primeira infância, refletindo sobre as possíveis implicações psicológicas e manifestações sintomáticas no bebê que experimentou uma internação neonatal.

Palavras-chave : Bebês; Sintoma Psicofuncional; Neonatologia; Psicologia Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )