4 2Considerações sobre a clínica psicológica com bebês que experimentaram internação neonatalAvaliação de famílias ribeirinhas: uma proposta adaptada ao contexto 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

MUCENECKI, Thiago Ferreira; PAGLIARIN, Karina Carlesso; CASARIN, Fabíola Schwengber    FONSECA, Rochele Paz. Avaliação da prosódia emocional em adultos com lesão de hemisfério direito. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2011, 4, 2, pp.242-252. ISSN 1983-8220.

Uma lesão de hemisfério direito pode gerar alterações comunicativas, comprometendo habilidades dos processamentos discursivo, pragmático-inferencial, léxico-semântico e prosódico (nos níveis compreensivo e expressivo). Uma das sequelas que vem sendo estudadas é a disprosódia. No entanto, o conhecimento sobre os instrumentos de avaliação para seu diagnóstico ainda é restrito. Este artigo visa a apresentar uma revisão sistemática sobre os instrumentos de avaliação da prosódia emocional em estudos de pessoas com lesão de hemisfério direito. Fez-se uma busca de resumos nas bases SciELO, LILACS e PubMed, com as palavras-chave "hemisfério", "direito", "prosódia" e "emocional". Encontraram-se 14 estudos apenas na base PubMed. A maioria utiliza tarefas experimentais, com pouca frequência de testes padronizados, sendo que seis investigações tiveram a participação de um mesmo pesquisador. Ressalta-se o caráter relativamente recente e incipiente dos estudos internacionais sobre a avaliação de déficits prosódicos após lesão cerebral direita, havendo uma importante lacuna nacional nessa área de diagnóstico neuropsicológico.

: Avaliação Neuropsicológica; Comunicação; Prosódia Emocional; Hemisfério Direito; Lesão de Hemisfério Direito.

        · |     ·     · ( pdf )