SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Considerações sobre a clínica psicológica com bebês que experimentaram internação neonatalAvaliação de famílias ribeirinhas: uma proposta adaptada ao contexto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MUCENECKI, Thiago Ferreira; PAGLIARIN, Karina Carlesso; CASARIN, Fabíola Schwengber  e  FONSECA, Rochele Paz. Avaliação da prosódia emocional em adultos com lesão de hemisfério direito. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 242-252. ISSN 1983-8220.

Uma lesão de hemisfério direito pode gerar alterações comunicativas, comprometendo habilidades dos processamentos discursivo, pragmático-inferencial, léxico-semântico e prosódico (nos níveis compreensivo e expressivo). Uma das sequelas que vem sendo estudadas é a disprosódia. No entanto, o conhecimento sobre os instrumentos de avaliação para seu diagnóstico ainda é restrito. Este artigo visa a apresentar uma revisão sistemática sobre os instrumentos de avaliação da prosódia emocional em estudos de pessoas com lesão de hemisfério direito. Fez-se uma busca de resumos nas bases SciELO, LILACS e PubMed, com as palavras-chave "hemisfério", "direito", "prosódia" e "emocional". Encontraram-se 14 estudos apenas na base PubMed. A maioria utiliza tarefas experimentais, com pouca frequência de testes padronizados, sendo que seis investigações tiveram a participação de um mesmo pesquisador. Ressalta-se o caráter relativamente recente e incipiente dos estudos internacionais sobre a avaliação de déficits prosódicos após lesão cerebral direita, havendo uma importante lacuna nacional nessa área de diagnóstico neuropsicológico.

Palavras-chave : Avaliação Neuropsicológica; Comunicação; Prosódia Emocional; Hemisfério Direito; Lesão de Hemisfério Direito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )