SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Avaliação da prosódia emocional em adultos com lesão de hemisfério direitoReuniões mediúnicas espíritas: explorando significados e efeitos para seus participantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVA, Simone Souza da Costa; SANTOS, Thamyris Maués dos; PONTES, Fernando Augusto Ramos  e  MALUSCHKE, Júlia Bucher. Avaliação de famílias ribeirinhas: uma proposta adaptada ao contextoRiverside families' evaluation: a proposition adapted to the context. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 253-263. ISSN 1983-8220.

O objetivo deste artigo é apresentar os procedimentos metodológicos de produção das Situações Estruturadas de Investigação (SEI), um instrumento de avaliação familiar adaptado ao contexto ribeirinho amazônico, que utilizou elementos da cultura ribeirinha na construção de tarefas apresentadas às famílias focais. Ademais, serão apresentados alguns dados obtidos com esse instrumento, que revelam o seu poder gerador de informações que fazem sentido no contexto investigado. Atualmente, as pesquisas que pretendem investigar o desenvolvimento humano e as famílias em contexto carecem de instrumentos adaptados ao ambiente de investigação. Nesse sentido, é fundamental que se construam ferramentas que, tendo por base as características contextuais, permitam aos participantes revelar informações válidas.

Palavras-chave : Famílias; Avaliação Familiar; Ribeirinhos; Contexto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )