SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Avaliação de famílias ribeirinhas: uma proposta adaptada ao contextoEntre velhos e outros nem tão idosos assim: cuidado de si em tempos de biopoder índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

VERGILIO, Silvia Regina  e  HOLANDA, Adriano Furtado. Reuniões mediúnicas espíritas: explorando significados e efeitos para seus participantes. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 264-275. ISSN 1983-8220.

Mediunidade e comunicação com espíritos têm um papel relevante na cultura brasileira e estão presentes em diversas religiões. Trabalhos na área de Psiquiatria relacionam mediunidade com saúde mental e investigam o tratamento espírita de psicopatologias. Estudos no campo da Psicologia da Religião apontam que práticas religiosas provocam diferentes repercussões nos indivíduos e ressaltam a importância de investigá-las. Entretanto, na literatura psicológica, observa-se que o efeito das práticas mediúnicas não foi ainda suficientemente explorado. O objetivo deste trabalho é investigar os efeitos da participação dos médiuns em reuniões mediúnicas dentro do Espiritismo. Utilizando o método qualitativo fenomenológico, os significados da experiência mediúnica e da participação nessas reuniões foram explorados por meio dos relatos de três médiuns em entrevistas abertas. Procurou-se investigar se os efeitos auxiliam ou não os indivíduos a se adaptarem e funcionarem dentro de seus contextos sociais, buscando contribuir para um melhor entendimento desse fenômeno religioso.

Palavras-chave : Psicologia da Religião; Espiritismo; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )