SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Reuniões mediúnicas espíritas: explorando significados e efeitos para seus participantesArte, artesanato e trabalho: um estudo acerca dos limites do fazer e do criar artesanal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

FONSECA, Lázaro Batista da  e  LOPES, Kleber Jean Matos. Entre velhos e outros nem tão idosos assim: cuidado de si em tempos de biopoder. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 276-283. ISSN 1983-8220.

A velhice tornou-se em nossos dias alvo de um infindável número de práticas apoiadas no discurso médico da "qualidade de vida" e da "melhor idade". Em contradição aos modos de ascetismo da Antiguidade, essa bioascese instaura para os idosos novos valores com base em regras higiênicas, regimes de ocupação de tempo e modelos ideais de sujeito baseados no desempenho físico, culminando com uma busca desenfreada por melhor forma física, mais longevidade, prolongamento da juventude etc. Este texto pretende apontar para indícios de como se constituiu esse discurso e de como ele tem regulado práticas direcionadas aos mais velhos. Busca também se deter aos modos de resistência à cultura da boa forma dentro de grupos voltados às práticas bioascéticas.

Palavras-chave : Bioascese; Terceira Idade; Velhice.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )