SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Entre velhos e outros nem tão idosos assim: cuidado de si em tempos de biopoderCaracterísticas da relação entre violência doméstica e bullying: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

Arte, artesanato e trabalho: um estudo acerca dos limites do fazer e do criar artesanal. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 284-296. ISSN 1983-8220.

O artigo busca elucidar aspectos da formação cultural ao focalizar o ofício do artesão que constitui a história da cidade de Tiradentes/MG e região e contrapor as imposições do mundo do trabalho à resistência que pode estar presente no processo de criação. Com base em autores da Teoria Crítica da Sociedade, discorre-se sobre o artesanato meio à Indústria Cultural, refletindo se este ainda contém elementos de resistência objetivados na obra artesanal. Como parte do método de investigação, foi realizado o levantamento das condições da produção e da obra artesanal por meio de visitas aos locais de produção e venda dos produtos artesanais, além de análise documental da Corporação de Artesãos de Tiradentes, observações de grupos de artesãos e entrevistas. Considera-se que, sob as especulações do mercado de alta produtividade, a possibilidade de realizar-se pelo fazer artesanal fica empobrecida pela imposição de um ritmo de padronização e banalização de seus produtos.

Palavras-chave : Teoria Crítica da Sociedade; Formação Cultural; Racionalidade Tecnológica; Indústria Cultural; Resistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )