SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Arte, artesanato e trabalho: um estudo acerca dos limites do fazer e do criar artesanalAcompanhamento do primeiro ano de trabalho de pessoas com deficiência em uma instituição pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

SENRA, Luciana Xavier; LOURENCO, Lélio Moura  y  PEREIRA, Beatriz Oliveira. Características da relação entre violência doméstica e bullying: revisão sistemática da literatura. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 297-309. ISSN 1983-8220.

O bullying envolve comportamentos agressivos intencionais e repetitivos, físicos ou psicológicos entre colegas, visando ao prejuízo daquele percebido como frágil e indefeso. Sem motivação aparente, relaciona-se às diversas experiências familiares e comunitárias, inclusive violência doméstica (VD). A VD afeta a população mundial pela ação ou omissão prejudicial à liberdade, bem-estar e desenvolvimento individual (físico/psicológico). Realizou-se uma pesquisa bibliométrica com busca eletrônica pelos descritores bullying domestic violence ou bullying violence entre 2005 e 2010 para catalogar artigos das bases de dados Web of Science, Medline, PsycInfo, Dialnet e Redalyc, que tratassem da relação VD-bullying. Consideraram-se as variáveis: autor, periódico, ano, título, delineamento e implicações dessa relação. Selecionaram-se 45 artigos. Os principais resultados revelaram 2007 e 2010 como anos de maior produtividade, EUA (21) e Espanha (13) países mais produtores, que 35,56% dos artigos apontaram a vítima de VD como vítima-agressora de bullying e que a associação VD-bullying ocasiona danos físicos, psicológicos, comportamentais e sociais em crianças e adolescentes.

Palabras clave : Bullying; Violência Doméstica; Estudo Bibliométrico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )