SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Características da relação entre violência doméstica e bullying: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de; SUZANO, Janayna de Cássia Coelho  e  NEPOMUCENO, Maristela Ferro. Acompanhamento do primeiro ano de trabalho de pessoas com deficiência em uma instituição pública. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.2, pp. 310-317. ISSN 1983-8220.

O objetivo da experiência relatada foi acompanhar o processo de adaptação de pessoas com deficiência (PcDs) em seu primeiro ano de trabalho, buscando identificar dificuldades, facilidades e estratégias de adaptação construídas. Utilizou-se como referencial para a condução dos trabalhos os pressupostos de grupo operativo de Pichón-Rivière. Verifica-se que as PcDs iniciam suas relações de forma mais vigilante, atentando para possíveis indícios de desqualificação e discriminação. No entanto, na medida em que se sentem acolhidas pelo grupo e pela instituição, explicitam suas dificuldades, pedem ajuda e se comprometem nas relações.

Palavras-chave : Pessoas com Deficiência; Inclusão; Fenômenos Grupais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )