SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número especialAspectos críticos da transição para um modelo de regulação ambiental voltado à sustentabilidade: proposta taxonômica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

GUTIERREZ, Rafaela Francisconi  e  ZANIN, Maria. Empreendimentos econômicos de catadores de resíduos e legislações vigentes: avanços e limites. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.spe, pp. 113-121. ISSN 1983-8220.

Este artigo tem como objetivo apontar alguns avanços, limites e desafios dos empreendimentos econômicos solidários (EES) de catadores para a promoção da melhoria das condições de trabalho e para o avanço na cadeia produtiva da reciclagem. A partir da sistematização de informações disponíveis no Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária foi elaborado um panorama geral de EES de catadores no Brasil considerando suas formas de organização e as dificuldades enfrentadas na comercialização dos produtos, entre outros aspectos. Neste artigo, também foram abordados alguns avanços nas legislações para o setor da reciclagem dos resíduos e para esse tipo de empreendimento. Espera-se que os resultados e reflexões apresentados possam contribuir com informações relevantes para direcionar políticas públicas, fomentar investimentos, colaborar em processos de assessorias e para o desenvolvimento de novos trabalhos a serem realizados para e com os catadores.

Palavras-chave : Empreendimentos Econômicos Solidários; Cooperativas de Catadores; Legislações; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )