SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número especialAspectos críticos da transição para um modelo de regulação ambiental voltado à sustentabilidade: proposta taxonômicaSustentabilidade organizacional: a proposição de uma framework representativa do agir competente para seu acontecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LIMA, Francisco de Paula Antunes et al. Tecnologias sociais da reciclagem: efetivando políticas de coleta seletiva com catadores. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.spe, pp. 131-146. ISSN 1983-8220.

O movimento social dos catadores conquistou importantes políticas públicas direcionadas à sua atividade e à reciclagem. Neste artigo, após identificar instrumentos de políticas socioambientais relacionadas à reciclagem, são analisadas dificuldades operacionais enfrentadas pelas associações de catadores (ACs) para torná-los efetivos. A análise documental desses instrumentos evidencia contradições implícitas, tornadas aparentes quando se confrontam as políticas à experiência cotidiana dos catadores. Diante dessas contradições, nossa tese é que, para além da ação política, a atuação durável das ACs depende da sustentabilidade operacional dos empreendimentos. Análises do ponto de vista operacional, realizadas por uma equipe técnica integrada à rede social de apoio à organização e gestão operacional das associações, identificam fragilidades a serem enfrentadas para dar sustentabilidade às ACs e à reciclagem como alternativa socioambiental de tratamento do lixo urbano. Mais que reforçar as políticas, enfatizamos a necessidade de ações articuladas em uma estratégia específica, sob a orientação do movimento social dos catadores.

Palavras-chave : Catadores; Reciclagem; PNRS; Lixo; Gestão de RSU.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )