SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 special issueSocial technologies of recycling: applying policies of selective collection with the waste pickersInformation technology and sustainability: survey about the main green practices applied to the field of technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

MUNCK, Luciano; MUNCK, Mariana Gomes Musetti  and  BORIM-DE-SOUZA, Rafael. Sustentabilidade organizacional: a proposição de uma framework representativa do agir competente para seu acontecimento. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.spe, pp. 147-158. ISSN 1983-8220.

Este artigo tem por objetivo propor uma framework representativa dos processos necessários ao acontecimento da sustentabilidade organizacional. A orientação epistemológica do artigo se alinha com as perspectivas da teoria do agir organizacional, que delineia a organização como um processo de ações e decisões permanente que se dissemina por todos os níveis. Ao adotar essa lógica, buscou-se por uma teoria, a qual norteasse a organização na busca de coerência em suas ações e decisões. Encontrou-se a abordagem das competências. A partir da inter-relação entre as premissas do agir organizacional, da sustentabilidade organizacional e da gestão por competências, elaborou-se a referida framework, que, em síntese, exprime: uma rede representativa das exigências para se chegar à sustentabilidade organizacional, os agrupamentos de competências necessários para viabilizar a conquista da sustentabilidade organizacional e a validação da justaposição desses dois fenômenos como preceito de gestão capaz de inserir os princípios da sustentabilidade nas ações e decisões organizacionais.

Keywords : Sustentabilidade Organizacional; Agir Organizacional; Competências; Framework; Organizações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )