SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número especialTecnologia da informação e sustentabilidade: levantamento das principais práticas verdes aplicadas à área de tecnologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

OLIVEIRA, Bendito Anselmo  e  DELGADO, Nelson Giordano. A economia solidária: variantes e alguns suportes constitutivos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2011, vol.4, n.spe, pp. 173-185. ISSN 1983-8220.

Nas reflexões acerca do que se pode adjetivar como o "novo imaginário anticapitalista", pode-se encontrar afirmações nas quais as práticas de economia solidária representam parte importante na estrutura da ponte de transição da resistência à alternativa ao capitalismo, sendo, portanto, um mecanismo fundamental na busca de alternativas de relacionamentos entre o Estado, o mercado e a sociedade. Sob essa perspectiva, a economia solidária pode significar novas formas ou modos de produção e distribuição. De seus suportes fundamentais, o cooperativismo popular pode ser considerado um dos principais. Por estar fundamentado em uma teoria própria de produção e distribuição de bens e serviços, quando exercido sob a forma autogestionária, o cooperativismo popular possui como ponto cardeal principal a emancipação em relação às formas liberais do mercado. Pode resgatar, nesse sentido, várias propostas alternativas de distribuição de poder e renda, representando a gênese do que se pode chamar de economia solidária.

Palavras-chave : Economia Solidária; Cooperativismo Popular; Ação Coletiva; Emancipação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )