SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Juventude e família na contemporaneidade: um desamparo sem fim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PINCOLINI, Ana Maria Franchi  e  HUTZ, Claudio Simon. Bem-estar subjetivo em famílias com histórico de abuso sexual intrafamiliar. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 03-22. ISSN 1983-8220.

Este estudo avaliou o Bem-Estar Subjetivo (BES) de vítimas de abuso sexual intrafamiliar e de seus familiares após a conclusão de processos judiciais. O estudo foi exploratório e de naturezas quantitativa e qualitativa. Foram aplicadas as Escalas de Satisfação de Vida (SV) e de Afetos Positivos e Negativos (PANAS) aos responsáveis adultos, vítimas e irmãos de vítimas. Embora quantitativos, os dados foram discutidos qualitativamente. Os resultados evidenciaram que as mães apresentaram menores níveis de BES em comparação aos responsáveis masculinos. A SV foi maior nos responsáveis de famílias reconstituídas e com desfecho judicial condenatório. Nas vítimas e irmãos, os maiores níveis de BES ocorreram em famílias monoparentais com processos de desfecho absolutório. Em geral, as vítimas apresentaram níveis de BES mais altos que seus irmãos, indicando que eles precisam receber mais atenção das redes de proteção/atendimento.

Palavras-chave : Abuso Sexual; Bem-estar Subjetivo; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License