SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Bem-estar subjetivo em famílias com histórico de abuso sexual intrafamiliarO psicólogo diante da demanda escolar: concepções e práticas no estado de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SAVIETTO, Bianca Bergamo. Juventude e família na contemporaneidade: um desamparo sem fim. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 23-35. ISSN 1983-8220.

Este artigo, fundamentado na Psicanálise, pretende explorar a temática da adolescência/juventude inserida no contexto cultural e familiar contemporâneo. Analisamos, portanto, aspectos ligados a tal temática que são próprios ao âmbito mais abrangente da cultura, mas privilegiamos aqueles concernentes ao meio familiar da atualidade. Abordamos a questão da progressiva fragilização da autoridade simbólica nesse meio, apontando consequências do processo que culminou nessa fragilização tanto para os jovens da contemporaneidade quanto para suas figuras parentais - e, sobretudo, para as relações entre eles. O que visamos, fundamentalmente, é destacar possíveis entraves aos processos de subjetivação desses jovens e à sua entrada na vida adulta. Apontaremos ainda que tais entraves concorrem para o estabelecimento de adicção às drogas.

Palavras-chave : Juventude; Família; Desamparo; Drogadicção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License