SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Juventude e família na contemporaneidade: um desamparo sem fimComportamento de cuidado entre crianças institucionalizadas: observações nos pátios do abrigo e da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVA, Silvia Maria Cintra da et al. O psicólogo diante da demanda escolar: concepções e práticas no estado de Minas Gerais. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 36-49. ISSN 1983-8220.

Este artigo consiste no relato parcial de uma pesquisa interinstitucional, cujo objetivo é identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas por psicólogos alocados nas Secretarias de Educação da rede pública, buscando compreender como articulam elementos relacionados às discussões contemporâneas na área de Psicologia Escolar/Educacional. No estado de Minas Gerais, foi realizado um mapeamento em 47 cidades buscando informações sobre os psicólogos que atendessem às demandas escolares. Destas, 21 cidades possuíam psicólogos contratados pelas Secretarias de Educação. Foram localizados 54 profissionais e, destes, apenas 18 psicólogos aceitaram responder a um questionário sobre as práticas desenvolvidas nas Secretarias. Observamos que as atuações relatadas movimentam-se em um contínuo que vai desde ações tradicionais, focando uma intervenção individual, a ações coerentes com uma Psicologia Escolar/Educacional crítica. A caracterização da atuação dos psicólogos mineiros que atuam na educação pública permite-nos refletir sobre a formação dos futuros psicólogos, bem como sobre as efetivas condições de produção das práticas dos psicólogos escolares.

Palavras-chave : Psicologia Escolar; Atuação do Psicólogo; Escolas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License