SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O psicólogo diante da demanda escolar: concepções e práticas no estado de Minas GeraisIntegração acadêmica e integração social nas primeiras semanas na universidade: percepções de estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

COSTA, Débora Lisboa  e  CAVALCANTE, Lília Iêda. Comportamento de cuidado entre crianças institucionalizadas: observações nos pátios do abrigo e da escola. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 50-68. ISSN 1983-8220.

O comportamento de cuidado compreende ações prossociais que sofrem a influência de fatores físicos e sociais do ambiente. Este estudo objetivou investigar aspectos do ambiente que concorrem para a manifestação do comportamento de cuidado entre crianças, de quatro a seis anos de idade, no pátio da escola onde estudam e do abrigo em que estão acolhidas. Foram realizadas dez sessões para observação dos sujeitos focais com duração de 50 minutos em cada ambiente. Ao todo, 43 eventos comportamentais foram registrados e organizados nas seguintes subcategorias: Ajudar, Brincar de cuidar, Estabelecer contato afetuoso e Entreter. Diferentemente da maioria dos estudos, esta pesquisa mostra que não houve diferença significativa na manifestação do comportamento de cuidado associada a aspectos físicos do pátio do abrigo e da escola. Contudo, indicou ser significativa a influência de características pessoais do sujeito focal, como o sexo do receptor, o tempo de permanência e a atividade lúdica, corroborando a literatura.

Palavras-chave : Comportamento de Cuidado; Abrigo; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License