SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Academic and social integration during the first weeks at the university: perceptions of university studentsThe management in solidarity economy: a study in the incubators of solidarity enterprises author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ESPIRITO, Ádhila Carlos Oliveira de  and  CASTRO, Paulo Francisco de. Avaliação da tipologia psicológica observada em uma amostra de estudantes de um curso de psicologia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 86-107. ISSN 1983-8220.

O presente artigo teve como objetivo descrever quais são as características tipológicas encontradas em estudantes de Psicologia de acordo com a literatura junguiana. Participaram da pesquisa 200 graduandos de Psicologia do primeiro ao último ano, com idade a partir de 18 anos, pertencentes à Universidade Guarulhos (UnG). Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado o Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI). Por meio deste, foi possível identificar o perfil psicológico do estudante de Psicologia em diferentes estágios da graduação. A análise dos perfis encontrados demonstrou a existência de diferentes perfis psicológicos, que sugerem, pela proximidade de suas funções principal e secundária, o amadurecimento psicológico do graduando de Psicologia. Portanto, o estudante de psicologia pode amadurecer alguns traços de personalidade durante sua graduação, o que parece ser fruto das exigências estabelecidas pelo curso de Psicologia, como o amadurecimento e desenvolvimento de suas habilidades e capacidades emocionais e intelectuais.

Keywords : Personalidade; Características Tipológicas; Avaliação Psicológica; Estudantes Universitários; Carl G. Jung (1875-1961).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License