SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Integração acadêmica e integração social nas primeiras semanas na universidade: percepções de estudantes universitáriosA Gestão na economia solidária: um estudo nas incubadoras de empreendimentos solidários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ESPIRITO, Ádhila Carlos Oliveira de  e  CASTRO, Paulo Francisco de. Avaliação da tipologia psicológica observada em uma amostra de estudantes de um curso de psicologia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2012, vol.5, n.1, pp. 86-107. ISSN 1983-8220.

O presente artigo teve como objetivo descrever quais são as características tipológicas encontradas em estudantes de Psicologia de acordo com a literatura junguiana. Participaram da pesquisa 200 graduandos de Psicologia do primeiro ao último ano, com idade a partir de 18 anos, pertencentes à Universidade Guarulhos (UnG). Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado o Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI). Por meio deste, foi possível identificar o perfil psicológico do estudante de Psicologia em diferentes estágios da graduação. A análise dos perfis encontrados demonstrou a existência de diferentes perfis psicológicos, que sugerem, pela proximidade de suas funções principal e secundária, o amadurecimento psicológico do graduando de Psicologia. Portanto, o estudante de psicologia pode amadurecer alguns traços de personalidade durante sua graduação, o que parece ser fruto das exigências estabelecidas pelo curso de Psicologia, como o amadurecimento e desenvolvimento de suas habilidades e capacidades emocionais e intelectuais.

Palavras-chave : Personalidade; Características Tipológicas; Avaliação Psicológica; Estudantes Universitários; Carl G. Jung (1875-1961).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License